e-oficial-android-60-se-chamara-marshmallow-1439915121474_300x300
By @EVieiraStallbaum / Blog / / 0 Comments

Veja 7 novidades do Android 6 e aprenda a atualizar seu smartphone com ele

Smartphones com Android já podem ser atualizados com a versão 6 do sistema. Como é praxe, não serão todos os telefones com o OS que ganharão a atualização imediata – isso varia de acordo com o modelo do celular e sua fabricante. Normalmente, os primeiros modelos a receber a novidade são os da família Nexus.

Para saber se seu telefone já pode receber a atualização, o processo é fácil (e pode variar levemente de acordo com o modelo). Entre em “Configurar” no aparelho (de acordo com o telefone, pode ser Ajustes, Configurações e similares). Role a tela para baixo e procure o item “Sobre o telefone”. Procure “Atualizações do sistema” e pressione esse item. O próprio smartphone procurará pela nova versão do Android, se ela estiver disponível.

Confira sete novidades da nova versão do sistema

1

Design refinado

O Android 6.0 tem uma aparência mais fluida e refinada. Roda animações de notificações, e as aberturas dos apps foram otimizadas. A imagem de carregamento também melhorou. A gaveta de aplicativos pode ser organizada por utilidade, deixando os apps mais usados em evidência e o restante listado em ordem alfabética.

2

Now on Tap

Ao pressionar por um tempo o botão Home do aparelho, o recurso irá scannear os dados que aparecem na tela e mostrar várias opções de interação. Por exemplo, se o usuário receber por e-mail um convite para um encontro, com o uso do “Now on Tap”, a localização, mapa de como chegar e até a opção de adicionar o evento ao calendário aparecerão na tela.

3

Recurso Doze

Otimização do sistema que reduz o consumo de energia do smartphone quando ele não está em uso. De acordo com o Google, os recursos do sistema serão usados de maneira mais inteligente para garantir melhor desempenho. Os aplicativos no Android 6 serão capazes de diminuir sua atividade quando em segundo plano após determinado período de tempo sem serem totalmente desativados.

4

Gerenciamento de permissões

Para quem se preocupa com privacidade e segurança, esse é um excelente aprimoramento. O recurso “Permissão do App” garante que os usuários do Android 6.0 controlem a quais funções do aparelho (agenda, contatos, câmera, microfone, localização, SMS, sensores e telefones) cada aplicativo individualmente terá acesso.

5

Android Pay

O sistema de pagamentos mobile do Google possui interações avançadas entre emuladores de cartão, internet e NFC (Near Field Communication, tecnologia wireless que permite troca de informações entre dispositivos). A plataforma é aberta e funciona além dos serviços do Google, podendo ser usada em aplicativos de outras empresas. O recurso é oferecido somente nos EUA, sem previsão de chegar ao Brasil.

6

App link

Trata-se da manutenção das permissões de aplicativos para utilização de outros apps. O processo será mais rápido, pois no Android 6 não será mais necessário caçar o app desejado na lista sugerida. Quando o usuário clicar em um link, automaticamente será aberta a caixa de diálogo no app específico para a função.

7

Status e voz

No Android 6.0, o usuário ainda terá a possibilidade de acompanhar o status de data das últimas atualizações de segurança feitas pelo Google e pelos fabricantes. A busca por voz em apps de terceiros também deve ser melhorada.